Departamento de Museologia

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas

Universidade Federal da Bahia

Lideres:

Profa. Dra. Suely Moraes Ceravolo

Prof. Dr. Marcelo Nascimento Cunha

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


domingo, 25 de novembro de 2012

Apontamentos sobre a Documentação de Museus



As idéias abaixo que resultaram nesse texto sintético visam suscitar a discussão sobre Documentação em Museus. 
por Suely Moraes Ceravolo

 A Documentação de Museus é considerada a espinha dorsal das atividades internas dos museus. De extrema importância faz parte junto com outras atividades como a pesquisa, a conservação, as exposições, os serviços de ação cultural e/ou educativos daquilo que consideramos o ciclo museológico ou processo museológico. Processo refere-se à ação ou método de modo a articular as diferentes funções realizadas através de procedimentos (atividades) com um fim comum: o de fazer funcionar a contento toda a instituição. O processo museológico operando satisfatoriamente vai alimentar as atividades de comunicação museológica cuja face mais conhecida são as exposições complementadas pelas as ações educativas e as de ação cultural.
Leia mais sobre o texto, fazendo o download do texto todo AQUI.

Um comentário:

  1. Um bom texto e contributo para esta tarefa difícil, escondida e muitas vezes difícil de justificar aos responsáveis que é a documentação em museus.

    ResponderExcluir